Brownie de chocolate

Uma das receitas chaves de qualquer cozinha é saber fazer um bom bolo, ele deve ser fofo, açucarado, e quando acompanhado de um café passado, se torna um abraço.

Antigamente, quando a oferta de insumos nas prateleiras não era tão farta, era bastante comum fazer bolos veganos sem nem mesmo conhecer esse conceito. Hoje trago uma receita bastante fácil e acessível para um bolo de chocolate que agrada qualquer paladar.

Para a receita se tornar infalível (e qualquer uma que envolva bolos) é necessário sempre separar os secos e os líquidos em duas travessas diferentes, e após misturar bem os ingredientes secos e líquidos entre sí, ir adicionando o liquido na travessa dos secos com a ajuda de um fouet.

Outra coisa que funciona para bolos sem ovos é trocar o fermento pelo bicarbonato de sódio e incorporar nos líquidos uma colher de sopa de vinagre, de preferência o de maça. Isso gera uma reação química interessante que deixa o bolo mais alto e fofo.

Brownie de chocolate fácil

250g de farinha de trigo

400g de açúcar (sim!)

65g de cacau

1 colher de chá de sal

1 colher de chá generosa de fermento químico em pó

Líquidos:

240ml (1 xícara) de água

240ml (1 xícara) de óleo

1 colher de chá de essência de baunilha

– Pré aqueça seu forno, forno frio é um dos motivos que muitos bolos não crescem.

– Misture com a ajuda de um fouet todos os ingredientes secos.

– Misture em travessa separada todos os ingredientes líquidos.

– Misture as duas travessas, colocando os líquidos lentamente enquanto incorpora aos secos.

– Passe para uma travessa e coloque no forno pré aquecido a 180 graus.

– Não adianta contar no relógio, você deverá observar o bolo crescer e sentir o aroma de bolo pronto, quando ele estiver com uma aparência de firme, você faça o teste do palito, sem nunca abrir o forno antes disso.

O cheiro que fica no ambiente é irresístivel. Uma boa dica é misturar nozes, passas ou avelãs na massa antes de ir ao forno, e também fazer uma cobertura derretendo chocolate vegano em barra (existem muitas opções de qualidade no mercado público) e misturando com um pouco de azeite de oliva, fica maravilhoso.

Sugestão de apresentação para bolo de chocolate e nozes, com sorvete de banana caseiro.

Vai bem com chá de beterrabas com amêndoas, frutas vermelhas ou café passado.

Espero que aprovem 🙂

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *